top of page
Buscar

Você sabia que abuso contra a mulher não é apenas fisico?

Atualizado: 31 de mai. de 2024

Existem muitas formas de abuso, incluindo abuso emocional, psicológico, financeiro e sexual. Você já esteve em uma relação e sentiu que estava perdendo o senso de quem você é?


Bem-vindo ao meu blog psicanalítico, não é fácil identificar certas violências em relacionamentos abusivos, já que nascemos em uma sociedade com costumes machistas bem enraizados. Muitas vezes achamos normais certos tratamentos pois somos "familiarizadas" com esses comportamentos desde pequena.
São abusos psicológicos disfarçados de ciúmes, cuidado ou "amor excessivo".

Aqui estão algumas frases que somos acostumadas a escutar e a achar normal

"Eu confio em você, mas não confio nos outros".
Esse tipo de colocação ajuda a reforçar uma forma de controle sobre a vítima. Subestima a possibilidade da parceira ou do parceiro fazer escolhas, ter discernimento.

"Sem mim você não tem mais ninguém no mundo".
O parceiro diz que a mulher não vai encontrar mais ninguém que a queira, o que coloca ele no controle do bem-estar dela. Então, por mais infeliz que ela esteja, é impossível encontrar felicidade se não for com ele. É uma forma de manipulação

"Você só é o que é hoje por minha causa"
Outra frase de abuso psicológico, que coloca o parceiro ou a parceira em uma condição de endividamento emocional. Em um relacionamento saudável, todas as partes se influenciam para um crescimento pessoal em conjunto.

"Perdi meu emprego e foi por sua culpa, brigamos e isso fez que eu agisse mal no trabalho" ou qualquer outra coisa que aconteceu de ruim e ele te culpa
É muito comum que o abusador queira culpar a parceira por suas próprias falhas e dificuldades. Ao ser demitido por uma questão pessoal, ele transfere e projeta isso na parceira, gerando sentimentos de culpa constantes nela. Estar em um relacionamento abusivo é sentir culpa diariamente. O parceiro esta sempre te manipulando para isso.

"A culpa não é sua.”
Outra frase cheia de manipulação emocional, o abusador sabe que, ao falar isso, você vai sentir justamente o contrário e se culpar por muitas coisas das quais não tem responsabilidade .

"Ninguém nunca vai te amar como eu te amo"
 Muitas vezes pode soar como uma declaração, mas em relações abusivas, o significado é outro. "Abuso emocional. Abre a possibilidade para o parceiro ou parceira ver-se como desinteressante", como se a pessoa fosse incapaz de ser amada por outros por não ter valor o suficiente.

“Isso é tudo coisa da sua cabeça.”
Uma das coisas mais difíceis é perceber que está vivendo um relacionamento abusivo e aceitar essa realidade. Para quem está de fora, parece muito claro. Para quem es...
Se algo está constantemente martelando em sua cabeça, desconfie – principalmente quando a opinião de pessoas em quem acredita for a mesma que a da vozinha da sua consciência.

“Você sabe que eu faço isso para o seu bem, né?”
Outra tática de manipulação emocional. Por mais que seu brilho esteja apagado, você ainda acredita que o outro faz o que faz para o seu bem. Ele te faz acreditar que te ama mais que tudo e que as suas más atitudes são justificadas já que era para o seu bem.

Eu poderia escrever outras milhares de frases típicas de parceiros abusivos.
Mas quero nesse post que você entenda e identifique caso esteja passando por algo parecido.

O abuso psicológico pode assumir muitas formas e é muitas vezes mais difícil de identificar do que o abuso físico. Alguns exemplos de abuso psicológico incluem:

Insultos, críticas e desvalorização constante: O abusador pode fazer comentários depreciativos, humilhantes ou críticos em relação à vítima, com a intenção de minar sua autoestima e confiança.
Manipulação e controle: O abusador pode usar táticas como chantagem emocional, coerção e intimidação para controlar a vítima, forçando-a a fazer coisas que ela não quer ou impedindo-a de fazer coisas que gostaria.
Isolamento: O abusador pode restringir o acesso da vítima à família, amigos e outras redes de suporte, tornando-a dependente dele e limitando as oportunidades de ajuda.
Gaslighting: O abusador pode fazer a vítima questionar sua própria sanidade, memória ou percepção da realidade, criando uma sensação de confusão e desorientação.
Ameaças: O abusador pode ameaçar a vítima com violência física, abandono, privação financeira ou outros tipos de punição para controlar seu comportamento.
Humilhação pública: O abusador pode expor a vítima a situações embaraçosas ou humilhantes em público, com a intenção de envergonhá-la e minar sua autoestima

O abuso financeiro envolve o controle e a manipulação das finanças da vítima pelo abusador, muitas vezes limitando ou restringindo o acesso aos recursos financeiros e/ou restringindo a capacidade da vítima de trabalhar ou ganhar dinheiro. Em um casamento onde o parceiro não compartilha a situação financeira e esconde ganhos e gastos.

O abuso sexual pode incluir coerção, estupro e outras formas de contato sexual forçado. Ou até a rejeição sexual dentro de um relacionamento onde o abusador nega ter contato sexual com a parceira com o intuito de controle e de minar a auto estima dela, porém muitas vezes tem o comportamento predatório fora do relacionamento tendo inúmeras parceiras.
É importante notar que todas essas formas de abuso são igualmente graves e podem ter efeitos profundos e duradouros na vida das vítimas.

É fundamental reconhecer que o abuso pode assumir muitas formas e não se limita apenas à violência física. É importante que as pessoas tenham conhecimento sobre os diferentes tipos de abuso para poderem identificar. Nos próximos posts irei escrever especificadamente de cada tipo de abuso com mais detalhes e exemplos.

Minha especialidade é trabalhar com mulheres que estão vivendo nesse tipo de relacionamento e desejam sair e se resgatar.


 
 
 

Comentários


bottom of page